quinta-feira, 2 de agosto de 2018

CANDIDO DA COSTA/SIEBRA DA COSTA


 José Candido da Costa c.c. Paulina Maria do E. Santo, tendo ela falecido em 18.01.1903, deixando  5 filhos, tendo por inventariante o próprio viúvo. O casal era dono  de uma posse de terra de 35 braças   nas margens do Riacho dos Carás – no sítio Araçás, num meio quarto de légua  de fundos  avaliada em 17:000, e uma parte numa casa de farinha. ( CEDOC – URCA – CRATO –CE, Arrolamento datado  de 1903, Caixa 7 pasta 49). Eram os pais  de
01. Americo José da Costa, , nascido aprox.. em   1891  c.c.   Josefa Alves  de Brito, FL DE Miguel Aves de Brito, ou de Brito Correia e Gracinda Perpétua do Amor Divino, PAIS

 1.1 Adalgisa Siebra de Brito, nascida em 20.01.1927, tendo por pds  José Alves de Morais  e Domicilia Brito - DHDPG 4129084 02755; c.c. Dario Gladson da Rocha Ferreira fl de Adalberto Alves Pereira e Anita Rocha Pereira. Casaram-se em 29.09.1945 Livro de Casamentos de 1946 a 1947 p 43, naturais de Crato. – DHD; Pais de
1.1.1. Frederico José, nascido em 06.06.1949 – DHDPG 4129093 0081;
 1.1.2. Carlos Henrique, nascida em //// ver   DHDPG 4129093 00234;
1.2. Carmelita Brito  c.c. Manuel de Oliveira , fl de  José Pedro de Oliveira e de  Francisca Maria de Oliveira natural de  Limoeiro – CE , casaram-se  em 25.03.1943, ele com 26 e ela com 23 anos de idade  - DHDPG – Livro de Casamentos de  1940 a 1944 p 120.
1.2.1.Antonio, nascido em 20.08.1948 – DHDPG LB deste mesmo ano p.  162;
1,2,2,José Orlando, nascido em 18.03.1950  dco, extraído para Boa Vista  em 1990 – DHDPG 4129093 00213;
1.3. Odete
1.4.Maria, que mora em Jardim;
1.5. Luiza c.c. João Valdevino de Brito,  fl de José Valdevino da Cruz e de Joaquina Alves de Brito , portanto,  Luiza e João eram primos legítimos.
1.6. Pedro Siebra de Brito, que foi embora inda muito jovem para São Paulo onde casou-se e constituiu família .
1.7. José Américo
1.8. Miguel Siebra de Brito  c.c.  Pedrina  Moreira de Brito, pais de 1.8.1. Marianascida em 13.07.1945 e batizada em 02.08 do mesmo ano, tendo por PDS. Manuel de Oliveira  e Carmelita  Oliveira, PP Adalgisa  Siebra de Brito.  NOTA: Casou-se  com Antonio Alves de Morais em 10.12.1971 – DHDPG Livro de Batismos de 1944 a 1945 p. 151 –
18.1.  Maria Nair, nascida em 13.07.1945 c.c. Antonio Alves de Morais em 10.12.1971 – DHDPG LB deste mesmo ano p 151;
 18.2. Maria, nascida em 19.07.1946 c.c. Pedro Paulino de  Freitas em 31.12.1966 – DHDPG LB deste mesmo ano p 171;
18.3. Francisco Américo, nascido em 10.03.1950 c.c. Márcia Maria de Alencar em 31.05.1975;
02. Cândido José da Costa, , nascido aprox.. em   1892 c.c.  Raimunda  Maria da Conceição,  ou Raimunda Luca da Costa pais de
2.1. Maria, nascida em 19.12.1927 ,tendo por pds  José Augusto Siebra e sua mulher Maria Augusta de Brito – DHDPG 4129084 02840; 02. Róseo
03. Maria, nascida aprox.. em  1.888;
04. Rosa , nascida aprox.. em   1897;
05. Rósio Cândido da Costa c,c, Julia Isabel da Conceição, pais de
5.1. Francisca, nascida em 27.01. 1943 –DHDPG LB deste mesmo ano p. 124 ;
5.2.Antonio, nascido em 10.10.1949 – DHDPG 4129093 0013
06. Zulmira, nascida aprox.. em  1898;
FINAL DA ÁRVORE

OUTROS DADOS A SEREM IDENTIFICADOS E ACRESCENTADO NA ÁRVORE ACIMA

COSTA VILAR
Mariana da Costa Vilar , falecida  em 1896 aos 60 anos de idade – DHDPG – 18/A14 Livro de óbitos deste mesmo ano p. 23v
Manuel da Costa Vilar c.c. Maria Joaquina , do sítio Palmeirinha, pais de 01. Antonio, nascido em 05.11.1877

FRANCISCO DA COSTA
José Francisco da Costa c.c. Luiza Maria, pais  de  01. José, nascido em 19.10.1850, tendo por pds Francisco da Costa Siebra e Maria Franca Bezerra = DHDPG 4129083 0790
JOAQUIM DA COSTA
José Joaquim da Costa, solteiro, residente no sítio Palmeirinha, falecido em 20.02.1859, aos 30 anos de idade – DHDPG 4129081 02228.
JOSÉ DA COSTA
Candido José da Costa c.c. Josefa Tereza, pais de 01. Maria, nascida em 04.05.1873 – DHDPG 4129082 01547.
Vitorino José da Costa c.c. Raimunda Maria da Conceição, casados em 15.02.1847, na Freguesia do Crato – DHDPG 4129081 01391, pais de 01. Joaquim, nascido em março de 1850 DHDPG 4129083 00844
FAMÍLIA LUCAS
01.Raimunda Lucas
02.João Lucas
03. Antonio  Lucas 
04. José Lucas
SIEBRA DA COSTA
José Siebra da Costa c.c. Maria Ferreira Lima , pais de 01. José, nascido em 17.06.1936 DHDPG 4129094 02501
SIEBRA COSTA OU LUCA   IRMÃOS
01. Maria c.c. Vitorino
02. Pedrina
03. Luiz
04. SANTA
05.Róseo Cândido da Costa  ou Lucas c.c. Julia Isabel da costa, pais de 01.Antonio, nascido em 10.10.1949 – DHDPG 4129093 00136


Adalgisa, Carmelita esposa do seu Oliveira, Odete, Maria que morava no Jardim-ce, Luísa esposa de João Valdevino de Brito, José Américo - todos irmãos do meu pai.
Como se chamavam os pais do seu pai?
Américo da Costa Siebra cc Josefa Alves de Brito - sítio carás/malhada
É verdade que essa é casa dos seus avós no sítio Araças?


O pai do Américo eu já tenho e o da Josefa Alves Brito quem era
É sim! Eu errei o nome é sítio Araças.
E a Josefa era filha de quem?
Um momento...
Era Miguel - o sobrenome não me vem a mente agora. Eu tenho anotado em casa.
Pronto amigo, amanhã irei organizar todos os dados seus juntando aos meus. Miguel de Brito Correia ou Miguel Alves de Brito e na província você vai ter o pai, avô e bisavô do Miguel.
Me lembrei: Miguel de Brito Correia e Gracinha Perpétua do Amor Divino



Ok
Josefa Alves de Brito


Miguel Siebra de Brito
Fim da conversa no bate-papo
Enviada de Itapipoca, Ceará

Estou aguardando a chegada de três netos:
Matheus - Christisno/Kelly em Julho
Alice - Christian/Lígia em Julho
Gabriel - Malu/Waldison em Outubro

há ± 1 hora
Olá Antônio
A Graça Brito me indicou vc
Sou Ana Carolina Ferreira de Brito
Neta de Pedro Siebra de Brito
Ele nascido no Crato
Sai dai com uns 20 anos
Mas o passado dele é uma caixa preta
E como ele faleceu alguns anos,'tudo ficou bem mais difícil
Eu quero muito saber sobre os meus bisavós
Tios avós, etc
História da família
Moro em Uberlândia
Mg
Meu avô se casou com a minha avó em Barretos
Estado de SP
Olá amiga Ana, há mais de 10 anos venho tendo acesso aos livros da Matriz do Crato e aos Inventários da freguesia do Crato, referentes ao período de 1800 a 1950 e já tenho e já vi todo esse material, e agora estou na fase da digitação e organização das famílias para serem postados em duas páginas: Clá Familiar de Ponta da Serra e Algumas Famílias Caririenses.
A Graça assina Siebra de Brito
O mesmo sobrenome do meu avô
O berço da família Siebra de Brito é no sítio Malhada que faz parte do Distrito de Ponta da Serra - Crato- Ce.
Vc se parece muito com o meu tio Miguel

Meu pai a esquerda e o da direita é o tio Miguel
Apesar dos ancestrais dos Brito ser um Correia de Brito, não tenho ligações familiar com a família, só de amizade.
E o Tio Miguel
A amiga pode precisar a data completa de nascimento do pedro Siebra de Brito. e quem são seus pais?
Estou em busca dessa informação
Vou descobrir a certidão de nascimento do meu pai
Na certidão de nascimento do seu pai deve constar o nome dos pais e dos avós.
Josefa Alves de Brito
Americo Siebra de Brito
Sabe dizer a data de falecimento do seu avô e com quantos anos ele morreu.
Meu avô morreu em Barretos
Ele viveu até os 20 anos em Crato
Américo Siebra de Brito e Josefa Alves de Brito eram o que do Pedro?
Pais
Pois a coisa está clariando
Meu avô era o caçula
Ele viveu até até aos 99 anos
Cite outros nomes de irmãos do pedro
Maria Stela
Maria Valdeci
Miguel Siebra de Brito
Meus bisavós tinham fazenda no Crato
Meu avô deve ter nascido por volta de 1910
A fazenda deles era no vale do Cariri
Por informações da minha mãe
O Miguel Siebra de Brito irmão do meu avô Pedro Siebra de Brito foi um político
era de dezembro 1918 dia 30
Meu avô
Amiga, se a história do seu avô era uma caixa preta, pode ter certeza que você acaba de abrí-la e me sinto muito feliz em poder contribuir com isso.
Nossa é uma emoção para mim
Porque a família da minha mãe nós escrevemos toda num livro
Para preservar e passar para as próximas gerações
Mas a familia do meu avô é um Mistério
Ele era um homem muito difícil
Foi terrível com os filhos e com a esposa
Conheci o Miguel Siebra que era dono de uma lanchonete no centro da cidade de Crato.
Mas o Miguel Siebra era irmão do meu avô
Não deve ser o mesmo
Porque se meu avô morreu com 99 anos
Pode ser um neto dele
Mas me parece que quase todo mundo no Crato assina Brito
É igual Silva e Ferreira no Sudeste
A família Brito e Siebra é muito grande, mas já tenho os dados dos troncos, que inclusive , foram publicados numa revista local, mas que serão disponibilizadas nas páginas já citadas.
Quem nasceu em 30.12.1918?
Meu avô
Pedro Siebra de Brito
Quem me passou essa data foi a filha caçula dele
Então ele pode ser irmão do Miguel
Ele é irmão do Miguel
As irmãs dele se chamavam
Maria Stela
Maria Valdeci
Maria Sceici
Ele pôs os nomes dos filhos os nomes de seus irmãos
Uma espécie de psicopatia
Ao meu ver
Copie esses dados José Candido da Costa c.c. Paulina Maria do E. Santo, tendo ela falecido em 18.01.1903, deixando 5 filhos, tendo por inventariante o próprio viúvo. Ocasal era dono de uma posse de terra de 35 braças nas margens do Riacho dos Carás – no sítio Araçás, num meio quarto de légua de fundos avaliada em 17:000, e uma parte numa casa de farinha. ( CEDOC – URCA – CRATO –CE, Arrolamento datado de 1903, Caixa 7 pasta 49)
Quem é esse?
Antônio vc é advogado?
Maria Sieci de Brito
Esse é o nome da filha caçula do meu avô
Esse são dados do Inventário de José Candido da Costa do sítio Araças - nas margens do Rio Carás
Vc irá encontrar esse nome nos assentos do Crato
Correto
Não amiga, sou formado em história e me dedico ao estudo genealógico das nossas origens.
Meu irmão é historiador
Ele se formou na Universidade Federal de Uberlândia
Ele está fazendo mestrado em História
Ama a profissão dele
Ainda hoje irei rever o livro de 1918 para ver se encontro o batismo do Pedro.
Antônio
Vou tentar levantar mais informações sobre esse mistério
E volto a te passar os dados
Agora veja quem é um dos filhos de José candido da Costa.
As minhas tias mais velhas poderão me ajudar
Hummm
Quem?
Quem é um dos filhos dele?
01. Americo José da Costa, , nascido aprox.. em 1891 e Josefa Alves de Brito
Aham
É o mesmo que Costa Siebra
Jose Américo
E josefa eram irmaosn
Irmãos?
Aliás
Americo jose e Josefa eram Irmãos?
Ou casados?
Acredito que pelo lado da Josefa Alves de Brito eu possa aprofundar bastante,
Américo casado com Josefa.
São meus Bisavós
A história pode começar dai
Se conseguir mais do passado deles
Será um país
Plus
Sim. e tenho nos meus arquivos a antiga morada deles no sítio araçás, mas preciso de tempo para procurá-la.
Ok.
Eu realmente gostaria de saber da dinâmica familiar
Porque meu avô fugiu dai?
O que ele fez?
Como eram as pessoas da família dele?
Tenho um amigo aqui no face que é filho do Miguel e irei colher mais informações.
Muito bom
As características familiares são transmitidas
Pelas gerações
Na família da minha mãe eu consigo identificar a minha herança
Mas a família Broto
Brito
Ainda hoje irei entrar em contato com o filho do Miguel e para amanhã teremos mais informações.
Ok. Muito obrigada!
ANA CAROLINA FERREIRA DE BRITO mora em Uberlândia Minas Gerais
Neta de Pedro Siebra de Brito nascido em Crato em 30.12.1918, tendo ido embora com idade aproximada de 20 anos. Pedro casou-se em Barretos – SP e era o filho caçula e faleceu em Barretos aos 99 anos de idade.
Pedro era filho de Américo Siebra de Brito e de Josefa Alves de Brito, eram seus irmãos:
Miguel  Siebra de Brito
Maria Stela
Maria Valdeci
Maria Sceici, a filha caçula.
Pedro pôs nos filhos o nome dos irmãos.


Nenhum comentário: