segunda-feira, 2 de abril de 2018

XENOFONTE DE OLIVEIRA

ORIGEM: segundo, Seu Bernardo Xenofonte, um dos netos de Daniel Xenofonte de Oliveira, num tempo que não sabe precisar, chegaram no sítio Bebida Nova, nos pés de Serra do Crato, dois portugueses solteiros, onde fixaram residência.
Eram conhecidos de todos nesta região por “ Os Xenos Crato”. Sendo “Xenos” um radical grego que, significa estrangeiros”. podemos traduzir o termo acima como “Estrangeiros do Crato”.
Segundo Seu Bernardo um dos irmãos resolveu mudar-se para Iguatu CE, enquanto o outro ficou nesta região.
Outro membro da família informou que “Daniel, por motivo de um crime de morte na família Leite,e com a chegada do 1º cartório de registro de nascimento na cidade do Crato, em 1888, resolveu mudar o sobrenome (“Leite” para “Xenofonte”) seu e de seus irmãos” numa homenagem ao Filósofo grego Xenofonte.
Devo ressaltar que pesquisando os livros de casamentos na cúria diocesana de Crato verifiquei que nos assentos do casamento de Daniel, em 04 de novembro de 1878, tanto ele como o Antonio, seu irmão, já se assinavam “Xenofonte” Dessa forma, esta primeira hipótese da família quanto a data da mudança do nome não se confirma.
Para contrapor a outra hipótese da família de que a mudança foi em homenagem ao filósofo grego, apresento a minha hipótese, para discussão: Acredito que pelo fato dos dois irmãos portugueses serem tratados de “Xenos Crato”, isto é “estrangeiros do Crato”, entendo que por morarem ao lado das “fontes” dos pés de Serra, logicamente, passaram também a ser chamados de “Xenos das Fontes”, depois “Xenosfontes”, e por último “Xenofonte”.
A família Xenofonte de Oliveira teve um papel muito importante no processo de povoamento de Ponta da Serra, pois, Daniel foi proprietário e morador nas proximidades da povoação, onde em 1916/17 criou a Conferência de São Vicente de Paula, uma entidade ligada à Igreja que fazia um trabalho filantrópico amparando as pessoas mais pobres da comunidade.
Já o Moisés foi idealizador da construção da capela atual de São José, hoje sede da Matriz da Paróquia de São José Operário de Ponta da Serra,  tendo encabeçado o movimento pro construção. Por isso, hoje, o Moisés  é nome de rua em nossa sede. Devemos lembrar o trabalho das “Beatas”, Rosa e Raimunda, filhas do Daniel, que muito contribuíram nos movimentos da igreja, inclusive moraram na povoação nas décadas de 1920/30/40.


ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMILIA XENOFONTE DE OLIVEIRA

Segundo informação de familiares JOSÉ DA SILVA SILVEIRA, português que vivera no sertão do Ceará em finais do século XVIII, casou-se com uma jovem da família “Leite” de Santana do Cariri, sendo esses os pais de  

1. Manuel Leite de Oliveira c.c. Josepha Avelina  Baptista D’Oliveira,fl de  Antonio José Batista Melo e Maria Joaquina  de Jesus( falecida em 1849). Manuel Leite  foi  Deputado Provincial em 1838, e seu nome consta da relação das Figuras Representativas da Via de  Crato de 1853, quando esta foi elevada à categoria de cidade. Em setembro de 1890, quando casou seu filho Moisés, ambos já eram falecidos. Manuel e Josefa eram os pais de

1.1. Daniel Xenofonte de Oliveira
1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira
1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira
1.4. Maria (Marica)
1.5. José Xenofonte de Oliveira


1.1. Daniel Xenofonte de Oliveira  c.c. Anna Maria de Jesus ( ou Correia Xenofonte). Casaram-se no sítio Teotônio em 04.11.1878. Veja documento acima. Daniel foi professor primário, estudou com o Padre Cícero de quem era parente. Ele também foi vereador em Crato na segunda metade do século XIX.

1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira  c.c. Josepha Leopoldina de Lima, f.l. de Raimundo Gonçalves da Costa e Gertrudes Liberalina Maia. Casaram-se no ano de 1890. Veja documento acima. Moisés nasceu em 05.10.1860 em Crato. Era rábula ( advoga sem diploma).

1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira  c.c. Ana Gonçalves Linhares, conhecida por Naninha, filha legítima de Francisco Gonçalves, natural da freguesia de Milagres CE, em maio de 1872 ( livro Nº 7 Freguesia do Crato). Ele, professor formado. Foi uma pessoa muito influente. Não temos ainda informações de seus descendentes

1.4. Maria(Marica), sem mais informações
1.5. José Xenofonte de Oliveira ( solteiro),   sem mais informações


OS DESCENDENTES DE DANIEL E MOISÉS 

DESCENDENTES DE DANIEL XENOFONTE DE OLIVEIRA

1.1 - Daniel Xenofonte de Oliveira (Padim Daniel) c.c. Ana Maria de Jesus( ou Correia Xenofonte) Casamento realizado no sítio Teotônio em residência de Antonio Xenofonte de Oliveira, irmão do noivo, em 04.11.1878. Deste matrimônio nasceram:

1.1.1. Manoel Xenofonte de Oliveira C.C. Sinhá filha de João Correia Lima ou Sancho de Lima do sítio Pai Mané
1.1.2. João Xenofonte de Oliveira c.c.  Rosa Correia de Araujo filha de Félix Correia de Araújo, do sítio  Pai Mané
1.1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira c.c. Ambrosina Correia de Araújo filha de Félix Correia de Araújo do sitio Pai Mané
1.1.4. José Xenofonte de Oliveira
1.1.5. Maria Xenofonte de Brito
1.1.6. Raimunda Xenofonte de Oliveira
1.1.7. Rosa Xenofonte de Oliveira
1.1.8. Paulo Xenofonte de Oliveira
1.1.9. Pedro Xenofonte de Oliveira

1.1.1. Manoel Xenofonte de Oliveira casou-se duas vezes, da 1ª, com, em 1903, com Raimunda Duarte Meireles, de quem ficou viúvo( não temos informações se tem descendentes). Da 2ª, com Maria Correia Xenofonte que tiveram os seguintes filhos, todos Xenofonte de Oliveira:
1.1.1. 1 - José c.c. Josefa Brasil, pais de Zé Nilton, Mundinha, Maria da Penha, Neuma, Fátima, Terezinha, Eldo e Cleto(falecido ainda jovem).
1.1.1. 2 - Maria Loreto c.c. Rosalvo, seu primo legítimo, filho de Antonio Xenofonte, pais de ( Antonio, Rosimar, Iremar, Osmar e outros
1.1.1. 3 – Jáder c.c. Maria de Lourdes Dias Xenofonte, pais de Maria Jeane, José Jarbas, Antonio Jairo, John, Maria Jadriane e Jáder Filho.
1.1.1. 4 – Eulina.c.c. Bernardo Xenofonte, seu primo legítimo, pais de Marly, Maroly, Marony, Francisco José e Marilene
1.1.1. 5 – Lindalva.c. filhos : Rogeres e Ricardo
1.1.1. 6 – Vicente c.c. são os pais de : Margareth, Tereza e Gilvan
1.1.1. 7 – Julieta c.c.Jaime Correia de Macedo, dos Cirilo do Boqueirão, residem em Borba – AM, são os pais de : Vanda, José Jaime, Manuel, Rita, ,Tereza, Ari, Beth.
1.1.1. 8 – Edenir. C.c. Antonio Almeida, pais de Orlando, Fernando, Maria de Fátima, Maria Darc, Denise ( falecidos), Orlete, Vãnia, Clênia, Marcos, Edilânia, Claudia e Sheyla

1.1.2. João Xenofonte de Oliveira c.c.  Rosa Correia de Araújo, filha de Félis Correia de Araújo e Francisca Maria de Araujo, do sítio Pai mané. Os banhos foram corridos em agosto e setembro de 1905. Pais de :

1.1.2. 1 - Raimundo Xenofonte de Oliveira (Mundinho) c.c. Cristina, filha de Moisé Xenofonte, pais de Plácido, Miralva, Ivan, Margareth, Marly, Idemar, Francisco (Iran), João, Malvina e Marlene.
1.1.2. 2 - Virgílio Xenofonte de Oliveira casou-se duas vezes, em 1ªs. núpcias com Maria Lobo, 2ªs, com ? Do 1º, José: do 2º, Eugênio, João Henrique
1.1.2. 3 - Lauro Xenofonte de Oliveira c.c. Evanir, pais de Anderson, Robson, Davidsson e Rosana
1.1.2. 4 - Dejanira Xenofonte de Oliveira, solteira
1.1.2. 5 - Divina Xenofonte Barbosa (Recife). C.c. Ivanildo, pais de Gilva, Osvaldo, Rosa Maria

1.1.3. Antonio Xenofonte de Oliveira ( 1882 – 1966) c.c. Ambrosina Correia de Araujo, filha de Félis Correia de Araújo, do sítio Pai Mané, irmã de Pompílio, Desudedt e outros. Antonio Xenofonte foi vereador em Crato por várias legislaturas, nas décadas de 1940/50/60, tendo assumido a presidência da casa e, como tal, assumiu o cargo do executivo por algumas vezes. São seus filhos:
1.1.3. 1 - Vicente Xenofonte de Oliveira
1.1.3. 2 - Rosalvo Xenofonte de Oliveira c.c. Loreto, sua prima legítima, são os pais de;  Iremar, Antonio, Osmar, Rosimar e outros
1.1.3. 3 - Djecila Xenofonte Barreto
1.1.3. 4 - Berila Xenofonte Duarte c.c. Aluizio Duarte, pais de Aurilúcia, Lucimar, Aluízio, Airton ( Já falecido), e Wiro
1.1.3.5 - Domicila Xenofonte de Oliveira
1.1.3.6 - Dejanira Xenofonte de Oliveira
1.1.3.7 - Divina Xenofonte Barbosa (Recife) 
1.1.4. José Xenofonte de Oliveira c.c. Maria Sisnando Xenofonte
1.1.4. 1 - Maria Loreto Xenofonte de Pinho(Araxá-MG)
1.1.4. 2 - Daniel Sisnando Xenofonte VEJA DESCENDENTES ABAIXO
1.1.4. 3 - Ezequiel Sisnando Xenofonte
1.1.4. 4 - Raimunda Xenofonte Mendonça
1.1.4. 5 - Iza Sisnando Xenofonte


1.1.5. Maria Xenofonte de Brito (Tia Maria)c.c. Joaquim de Souza Lima f.l. de Manuel de Souza Lima e Anna de Souza Brito. Casaram em CRATO no ano de 1902. Pais de:
1.1.5. 1 - Vicência Xenofonte de Souza c.c. Fausto de Souza Brito, pais de Vicenato, Zélia e outros
1.1.5. 2 - José Xenofonte de Souza c.c. Francisca de Souza Brito (Senhora), pais de Raimunda, José (Zezito), Sebstião Sávio
1.1.5. 3 - Antonio Xenofonte de Souza
1.1.5. 4 - Antonia Xenofonte Alves
1.1.5. 5 - Querubina Xenofonte
1.1.5. 6 – Bernardo
c.c. Eulina, filha de Manuel Xenofonte (Seu Manezim), pais de Marly, Maroly, Marony, Marylene, Francisco José e...

1.1.6. Raimunda Xenofonte de Oliveira, solteira e beata
1.1.7. Rosa Xenofonte de Oliveira, solteira e beata. tiveram fundamental importância na evangelização da nossa gente nas décadas de 1920/30/40. Veja foto acima.

1.1.8. Paulo Xenofonte de Oliveira casado duas vezes
São seus filhos, “Duarte Xenofonte”
1.1.8. 1- Albertina c.c. Expedito
1.1.8. 2 - Aurieta, solteira e freira
1.1.8. 3 - Albanisa c.c. com Mano Morais, pais de Francisco(Antonio de Mano e outros
1.1.8. 4 - Gilberto c.c. Divina, falecida recentemente, pais de Francisco, Zé Cássio
1.1.8. 5 - Alberto c.c Zélia, filha de Fausto de Souza Brito e Vicença Xenofonte de Souza, Alberto e Zélia sãos os pais de Fausto, Socorro, Regina, Conceição, Zilma, Terezinha, Ana Paula, Rejane, Rid, Didete, Mônica, Junior, Roberto, Eliana

1.1.8.6 Ana Duarte Xenofonte (DONITA) c.c. Francisco Correia de Macedo (CHICO CIRILO), pais de 
1.1.8.6.1. Paulo Xenofonte Neto(  pai de Germana e Poliana;
1.1.8.6.2. Fernando( Falecido);
1.1.8.6.3. Raimundo ( Neguim) falecido;
1.1.8.6.4. Regina;
1.1.8.6.5. Rosa Maria;  
1.1.8.6.6. Sérgio e
1.1.8.6.7. Jaime.



1.1.9. Pedro Xenofonte de Oliveira. Casou-se duas vezes
São seus filhos:
Do 1º casamento
1.1.9. 1 - Maria Celeste Xenofonte (São Paulo)
1.1.9. 2 - Geraldo Xenofonte de Oliveira, caso duas vezes, do 1º , com Nely Correia Lima, do Enxu; Do 2º, com Nely Domingos. Filhos do lº: Francisco e outros; do 2º, Márcio, Márcia e Meyre
1.1.9. 3 - Benedito Xenofonte de Oliveira (Excepcional)
Do 2º casamento de Pedro com D.Nenem
1.1.9. 4 - Maria de Fátima Xenofonte ( São Paulo)

DESCENDENTES DE MOISÉS XENOFONTE DE OLIVEIRA

1.2. Moisés Xenofonte de Oliveira c.c. Josepha Leopoldina de Lima, f.l. de Raimundo Gonçalves da Costa e Gertrudes Liberalina Maia. Casaram-se no ano de 1890.  Moisés nasceu em 05.10.1860 em Crato. Era rábula (advogado sem diploma).
NOTA: No livro “OS MAIA DO CRATO”, autor Lourival Maia Lima, Recife, 1982, a esposa de Moisés aparece com o nome de Josefa Gonçalves da Costa. Acreditamos se referir a mesma pessoa.  São seus filhos

1.2.1 - Maria Xenofonte da Costa c.c. Rubens, pais de Zuca, Neném, Júlio, Raimundo Anderson, Tereza, Cilô, Loura e Evalda
1.2.2 – Maria de Jesus Xenofonte da Costa c.c. Geremias, pais de Vicença, Assis, Alzir, Antonio e Elísio
1.2.3 – Anunciada Xenofonte da Costa
1.2.4 – Cristina Xenofonte da Costa
 c.c. Raimundo Xenofonte, filho de João Xenofonte e Rosa Correia de Araújo, pais de Miralva Xenofonte c.c. João Soares, pais de Sérgio Xenofonte Soares e outros

Nenhum comentário: